Neste mês de agosto, celebramos em nossa Paróquia a Festa de Nossa Senhora da Esperança, na Comunidade do bairro Boa Esperança e, com toda a Igreja, o mês Vocacional e a Semana Nacional da Família.
O Mês Vocacional traz como temática principal: “Igreja, como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
“Ao escutarmos o conselho do Bom Pastor: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”, seremos convocados a nos unirmos em oração para que a unidade fraterna entre nós continue gerando discípulos missionários que se disponham a amar e a servir, partilhando seus dons e talentos no cuidado da criação e de todas as pessoas, especialmente os preferidos de Deus: os pobres” (Subsídio da Hora Vocacional, Edições CNBB).
Dentro do Mês Vocacional, temos a SEMANA DA FAMÍLIA, cujo material foi elaborado pela Pastoral Familiar de nossa Diocese, tendo como base o material da CNBB. Neste ano, o tema escolhido para a Semana Nacional da Família está em sintonia com a Campanha da Fraternidade e irá aprofundar a relação “Família e Amizade”, com o lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”.
O objetivo do mês vocacional é refletir e, também, rezar por todas as vocações da vida cristã, além de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja. Assim sendo, a cada domingo, a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, a saber: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.
Quero agradecer a todos os Agentes de Pastoral que vivem a Vocação Leiga e que têm colocado a vida a serviço em nossa paróquia. São muitos os trabalhos e louvo e agradeço a Deus por tantas pessoas que, com generosidade, contribuem para a obra Evangelizadora.
Meu agradecimento especial aos Catequistas, cujo dia celebramos neste mês. O Catequista é como servidor/servidora da Palavra que ajuda adultos, jovens, adolescentes e crianças a conhecer e fazer uma experiência com Jesus Cristo. Ser catequista é ser uma pessoa de espiritualidade e santidade. É vocação e missão. É um dom de Deus que requer nossa resposta e nosso compromisso.
Peçamos a intercessão de São João Batista e de Maria, a Mãe das Vocações e primeira vocacionada de Deus, por todos que, seguindo tão belos exemplos, colocam a vida a serviço.
Padre Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco