Neste mês de abril vamos vivenciar a Semana Santa e iniciaremos o Tempo da Páscoa. Sabendo que durante a Semana Santa vamos acompanhar Jesus desde sua aclamação, no Domingo de Ramos, passando pela sua paixão, morte na cruz e ressurreição.
Quero destacar que, entre a várias celebrações da Semana Santa, a Vigília Pascal, no Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, é a principal celebração litúrgica do ano cristão, pois nela comemoramos a Ressurreição de Jesus Cristo.
O Sábado Santo é celebrado no escurecer do dia. Com as luzes da igreja apagadas todo o povo se reúne na escuridão e na penumbra, até que a Liturgia da Luz, com a benção do fogo, acende a chama do Círio Pascal que vai alimentando as velas de todos os fiéis. Aquilo que antes era treva, converte-se em luz! Dessa forma, a Igreja recorda que Cristo Ressuscitado é a luz do mundo, aquele que quebra a escuridão da morte e do pecado.
Dividida em quatro partes, depois da Liturgia da Luz, damos sequência à celebração com a Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.
Na Liturgia da Palavra, entramos em contato com as leituras do Antigo e do Novo Testamento, onde somos convidados a contemplar o amor de Deus manifestado por nós desde a criação.
Com a Liturgia Batismal, tudo o que é anunciado se faz realidade através dos sacramentos, dos quais, o Batismo é o primeiro.
Por fim, a Liturgia Eucarística nos convida a viver a vida nova de ressuscitados, junto com Jesus.
Aqui está o centro de toda alegria do cristão. Muitas coisas podem nos contentar durante essa vida passageira, mas nada se compara com a alegria que Cristo conquistou para seus filhos com sua morte e ressurreição: a alegria da vida eterna com Deus!
Queridos irmãos e queridas irmãs, espero que vocês estejam dispostos a participarem da Semana Santa e tenham em mente que este tempo não é feriado, mas é um tempo de oração, conversão e direcionamento de nossa vida para Deus.
Após a Semana Santa, vamos viver o Tempo da Páscoa onde estaremos caminhando com o Cristo Vitorioso. O Tempo Pascal dura 50 dias e é concluído com a Solenidade de Pentecostes.
Que Maria, a Mãe da Esperança, possa nos ajudar a sermos portadores da Luz do Cristo Ressuscitado para todas a pessoas.
Uma Feliz abençoada Páscoa!
Padre Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco