Vamos celebrar, neste mês, muitas festas: Santa Terezinha do Menino Jesus e abertura do Mês Missionário, no Machado; Nossa Senhora Aparecida, no Barro Branco, Bateias e Matriz; Mãe Rainha, no Fênix; São Judas Tadeu, na Baixada Grande e Abóboras. Além disso, vamos acolher em nossa Paróquia, o DNJ – Dia Nacional da Juventude – em nível diocesano.
O MÊS MISSIONÁRIO 2025 tem como tema: “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo saudoso Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), onde somos convidados a sermos portadores da esperança que vem de Cristo, em meio às realidades do mundo.
A Igreja é, por sua natureza, missionária. Nascida para a missão, a Igreja nasceu da Missão: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio!” (Jo 20,21). A origem e fim da Igreja é a capacidade de servir a Deus nos irmãos, anunciar, pregar, encarnar na história os ensinamentos amorosos de Jesus Cristo. Como cristãos somos convidados a seguir os passos de Cristo, nossa esperança, e a anunciar o Evangelho no mundo contemporâneo.
Convido você e sua família a rezar, neste mês, todos os dias, a Oração Missionária: Deus Pai e Filho e Espírito Santo, fonte da esperança que não decepciona, fortaleça em nós a fé e a caridade, para que sejamos testemunhas da alegria do Evangelho no mundo. Que a vossa graça nos inspire a sermos missionários da esperança, levando a vossa Palavra de amor e salvação a todos os povos. Maria, Rainha das Missões, intercedei por nós e por todos os missionários e missionárias espalhados pelo mundo. Amém.
O DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2025 – em nível Diocesano, vai acontecer em nossa Paróquia, no dia 19 de outubro. Neste ano, a Igreja no Brasil convida a refletir a proposta da Campanha da Fraternidade, enfocando a espiritualidade da Criação. Foram escolhidos o tema: “Juventude e Ecologia Integral” e o lema: “Jovens, guardiões da Criação”. A inspiração vem da encíclica Laudato Si’ (Louvado seja), do Papa Francisco, publicada há dez anos, que incentiva ações concretas pelo cuidado da “Casa Comum” e pela responsabilidade socioambiental.
O Dia Nacional da Juventude é um convite aos jovens para andarem unidos à Igreja e ao Papa. Os jovens, caminhando junto com a Igreja, podem construir um mundo melhor e serem sinais de Jesus Cristo para as pessoas. O DNJ é a união de todas as expressões jovens que caminham na Igreja e congrega os jovens que participam de nossas paróquias, podendo também participar os jovens que estão participando da catequese de Crisma ou os que já foram crismados, pois são convidados a confirmarem a sua fé na sociedade de hoje.
Que Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros da Missão, nos ajudem a assumir com ardor a Missão Evangelizadora!
Padre Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco