Estamos celebrando o Jubileu do ANO SANTO, que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. Ele será marcado por um período especial de perdão, reconciliação com Deus e renovação espiritual.
Na Bula de proclamação do Jubileu, o Papa Francisco explica que a esperança foi escolhida para estar na centralidade porque ela “não decepciona”. Considerando a realidade mundial, a Igreja propõe uma palavra de esperança fundamentada na Carta aos Romanos 5,1-2.5, que afirma que “a esperança não decepciona!” Ela “nasce do amor e funda-se no amor que brota do coração de Jesus trespassado na Cruz”.
Neste Jubileu, somos convidados a viver a esperança de forma concreta:
Celebramos neste mês a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, também chamada Festa das Luzes. Nesse dia recordamos muitas famílias que apresentam seus filhos a Deus em nossas paróquias, antes de realizarem o batismo. É de extrema importância apresentar os nossos filhos a Deus assim que eles nascem, antes mesmo do batismo. A apresentação serve como uma preparação ante o batismo que virá.
Na Festa Litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebra-se todos os anos, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo.
Que Maria, Mãe da Esperança, interceda por nós e nos acompanhe nesta jornada do Ano Jubilar e do Jubileu Diocesano, ajudando-nos a sermos testemunhas da esperança que transforma o mundo. Amém.
Padre Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco