Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

12 de julho de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE julho de 2025
Compartilhar
A missão nos convoca para a santidade de vida

Queridos irmãos e irmãs, neste mês de julho vamos celebrar as festas de Cristo Libertador, na Comunidade dos Bálsamos; de Santa Marta, na Comunidade Santa Marta; o Aniversário das Santas Missões Populares e o Dia dos Avós.

Acolho com muito carinho os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra que iniciarão o processo de Formação. Desde já deixo o meu muito obrigado por colocar a vida a serviço da Igreja.

Acolho o Padre José Ricardo do Santos, nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, no bairro João XXIII e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Campestre, permanecendo na primeira quinzena do mês em nossa Paróquia.

Qual a função do Vigário Paroquial? O Vigário Paroquial é um padre que auxilia o Pároco no governo e na vida pastoral de uma paróquia e coopera com o Pároco no cuidado da comunidade. O Vigário Paroquial atua em diversas áreas, como a celebração das missas, catequese, assistência aos enfermos e assessoria das pastorais, movimentos e serviços.

A vinda do Padre José Ricardo irá ajudar-me, pois, com a função de Coordenador de Pastoral do Regional I, tenho muitos outros trabalhos e, assim sendo, solicitei ao nosso Bispo Dom Marco Aurélio, a ajuda de um outro padre, uma vez que o nosso querido Frei Otaviano somente nos atende duas semanas por mês. Acredito que agora a Paróquia ficará melhor assistida e as pastorais, os movimentos e serviços serão melhores acompanhados. Seja bem-vindo, Padre José Ricardo!

Neste mês, temos a alegria de comemorar os 18 anos da realização das Santas Missões Populares, em nossa Paróquia. Como é bom recordar os bons momentos vividos e as tantas pessoas que assumiram as Missões! Saudosa memória dos dias de bênçãos!

“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem se tornem meus discípulos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28,19). Atenta a este mandato de Jesus Cristo é que a Igreja se entendeu desde sempre missionária, enviada para anunciar o Evangelho entre os povos nas diversas culturas. A Igreja só existe para ser Missionária.

A missão nos convoca para a santidade de vida. Portanto, é preciso que o zelo evangelizador do/a missionário/a brote de uma verdadeira santidade de vida, alimentada pela oração e, sobretudo, pelo amor à Eucaristia.

Que Maria, a missionária por excelência, nos leve ao seguimento do Filho, Jesus Cristo!

Padre Hideraldo Veríssimo Vieira

Pároco