Querido Irmão e querida Irmã, chegamos ao final de mais um ano. Em dezembro estaremos vivendo o Tempo do Advento, com o início de um Novo Ano Litúrgico: o Tempo do Natal, com a Novena de Natal, o Natal em que celebraremos o nascimento de Jesus e a Festa da Sagrada Família.
O Advento é o tempo da esperança, em que somos chamados a viver algumas atitudes essenciais que expressam uma vida modelada pelo Evangelho: a espera vigilante e jubilosa, a esperança, a conversão. A atitude da espera caracteriza a igreja e o cristão porque o Deus da revelação é o Deus da promessa que em Cristo manifestou toda a sua fidelidade ao homem.
O Ano Litúrgico de 2024 é o Ano B, que se inicia no 1º Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal. O Novo Ano Litúrgico traz como destaque o Evangelho de São Marcos, cujo objetivo maior é esclarecer quem de fato é Jesus, para evitar distorções em seu seguimento. O Evangelho de Marcos nasce da necessidade de se colocar por escrito as memórias de quem é Jesus, reforçando que seu messianismo não passa pelo poder e pela glória, mas sim pelo sofrimento e pela cruz.
A Novena de Natal que tem como tema “A oração diante do Presépio” é uma forma de preparação para o futuro Jubileu da Esperança, que será ocasião de despertar nas pessoas uma vida de oração. A Novena é inspirada nas Palavras do Papa Francisco: “De fato, o Presépio é como um Evangelho vivo que transborda das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a nos colocarmos espiritualmente a caminho” (Admirabile Signum – Um sinal Admirável, n. 1).
Abra o seu coração para a graça de Deus e acolha o convite para preparar os caminhos do Senhor, como fez João Batista. Você e eu somos chamados a ser João Batista nesse tempo do Advento. Nós somos chamados a preparar os caminhos do Senhor, a falar da Salvação de Jesus, do amor de Deus. Somos chamados a agir como João agiu, deixar que o Menino Deus cumpra a sua Missão. Sejamos como João Batista, o Precursor do Messias.
A Festa da Sagrada Família é celebrada no domingo após o Natal. É uma festa que nos incentiva a aprofundar o amor familiar, a examinar a situação do próprio lar e a buscar soluções que ajudem o pai, a mãe e os filhos a serem cada vez mais semelhantes à Família de Nazaré.
“É na família que aprendemos a viver em sociedade, partilhando as mesmas esperanças e as mesmas angústias. É na família que encontramos a nossa identidade, a nossa verdade e esta verdade nos liberta. Não escolhemos nossas famílias, por isso devemos amá-las como dom de Deus concedido a cada um de nós.
Por esta razão, com a Igreja, celebrando esta Festa da Sagrada Família de Nazaré, queremos pedir sua intercessão por nossas famílias, com suas alegrias, esperanças e também seus limites e inseguranças, para que em nosso meio reinem as virtudes e atitudes vividas no
Lar de Nazaré”.
“Natal, tempo de amor e perdão. Que a luz do amor de Jesus seja constante em sua vida”.
Desejo a você e à sua família um Natal Santificado e Feliz!