Queridos irmãos e queridas irmãs, a partir deste mês, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida mudará de nome e passará a ser chamada Paróquia São João Batista, pois é o local onde funcionam as dependências da Paróquia: Secretaria Paroquial, C3 – Centro Comunitário Católico – Auditório Paroquial São João Paulo II e a Casa Paroquial. Assim sendo, com a mudança do nome, a Igreja São João Batista passará a ser a Igreja Matriz.
Essa não é a primeira vez que foi mudado o nome da Paróquia. Em 1969, Dom Marcos Antônio Noronha, criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unindo-a com a Igreja Matriz no Bairro Conceição. Em 1990, Dom Mário Teixeira Gurgel, dividiu as Paróquias da cidade de Itabira e a nossa Paróquia foi destituída, tornando-se Setor e passando a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia. Já, em 1999, Dom Lelis Lara, desmembrou esse Setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a instituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sede na Comunidade São João Batista, no bairro João XXIII.
Informo que a nova mudança do nome da Paróquia aconteceu por designação do Bispo diocesano, Dom Marco Aurélio, que em reunião com o Conselho Presbiteral em 8 de agosto de 2023, aprovou o pedido feito em nome do CPP – Conselho Pastoral Paroquial – para a mudança da nomenclatura da Paróquia, corrigindo, assim, uma certa dificuldade da população em entender os espaços físicos entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e a Comunidade São João Batista, além das dificuldades Pastorais e Administrativas.
O Decreto de alteração de titularidade da Paróquia foi promulgado no dia 7 de outubro de 2023, memória de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Cidade de Itabira. A Missa de instituição da Paróquia, com o novo nome, São João Batista, será no dia 12 de novembro, domingo, às 18h30, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio, com a participação dos membros do Povo de Deus das dezesseis Comunidades da Paróquia, da EPAP – Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral – e o Conselho Pastoral e o Conselho Econômico.
No Documento de Aparecida, o nome de Paróquia é citado como “comunidade de comunidades” e se sobressai entre as comunidades eclesiais, lugar onde se vive e são formados os discípulos e missionários de Jesus Cristo. As comunidades paroquiais são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado em que grande parte dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e da comunhão eclesial.
Todas as atividades eclesiais ocorrem em torno da Matriz que centraliza em torno de si a vida espiritual, tornando-se um centro introspectivo, ou seja, tudo acontece no mais íntimo da comunidade. Na Matriz, a sacramentalização é amplamente praticada.
Todas as Comunidades de uma Paróquia estão ligadas à Igreja Matriz onde se coordenam a Ação Evangelizadora e Administrativa da Paróquia.
Quero deixar claro que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida continua ocupando o lugar de honra no altar, pois, além de ser a Padroeira do Brasil, ela é, também, a Padroeira de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Nós continuaremos com a nossa devoção Mariana, porque esse é o caminho para podermos amar mais a Jesus.
Que Nossa Senhora Aparecida e São João Batista possam ajudar-nos na Missão Evangelizadora!
Padre Hideraldo Verissimo Vieira
Administrador Paroquial