Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

22 de janeiro de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE outubro de 2023
Compartilhar
“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”

Queridos irmãos e queridas irmãs,  este é o mês dedicado às Missões, no qual somos convidados a rezar. Temos como tema:  “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema:  “Corações ardentes, pés a caminho”. “Ide” é o mandato de Jesus que define o agir de cada batizado, que deve assumir a missão além dos limites da Paróquia, da Diocese ou do Regional.

O tema do mês missionário aprofunda a relação entre a Igreja-local (Diocese) e a missão ad gentes (além fronteiras). O lema bíblico “Corações ardentes, pés a caminho” nos faz permanecer em sintonia com o 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando e, também, com a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões.

A missão encontra, nas Igrejas locais e em todos os batizados, o chamado a anunciar o Evangelho. A Igreja existe para a missão. (…) Pelo Batismo, temos a obrigação de “sair de nossa consciência isolada e de nos lançar, com ousadia e confiança, à missão de toda a Igreja” (DAp 363), transformando as nossas relações (cf. DAp 368), as nossas práticas pastorais (cf. DAp 370) e projetando-nos à missão ad gentes (DAp 376).

“Missão é essencialmente encontro; “um encontro que faz arder o nosso coração para o amor”; “momento de ensinamento e aprendizado; de partilhar a vida e a fé; de encontrar Deus naquele com quem se depara”.

Como batizados, devemos assumir a missão de Jesus no local onde nós estamos. Assim sendo, vejo que a nossa Paróquia, com suas 16 Comunidades, tem um potencial missionário muito grande e que todos e todas precisam despertar esse ideal missionário para colocá-lo em prática. A Missão começa  aqui!

O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo, no penúltimo domingo de outubro (dias 21 e 22), realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.

Viveremos um mês de festas em nossa Paróquia: Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, Mãe Rainha, na Comunidade do Fênix, São Judas Tadeu, nas comunidades de Baixada e Abóboras.

Deixo o convite para que, ao longo deste mês, em sintonia com a Igreja que celebra o mês missionário, possamos rezar a seguinte Oração Missionária:

Deus Pai, Filho, Espírito Santo, fazei com que nós, consagrados e enviados pelo batismo, possamos viver nossa vocação de discípulos missionários, como graça e missão. Inspirados e guiados pelo Espírito Santo, com os corações ardentes ao escutar a vossa Palavra, e com os pés a caminho para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, possamos ir da Igreja local aos confins do mundo. Maria, Mãe missionária, rogai por nós! Amém!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira

Administrador Paroquial