Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

22 de janeiro de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE junho de 2022
Compartilhar
Mês repleto de Solenidade

Querido Irmão, querida Irmã, temos a alegria de celebrar em junho: Pentecostes, Festa da Diocese, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, Imaculado Coração de Maria e os santos juninos: S. Antônio, São João e São Pedro.

Como é bom festejar com alegria e comemorar tantas datas importantes! Aliás, somos seres festivos e isso ajuda a vida a ser mais bela, pelas graças de Deus, somos seres que buscam a felicidade.

Festa da Diocese: É o dia em que se reúnem todas as 51 Paróquias de nossa Diocese, para Festejar a data da criação da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, ou seja, o aniversário da Igreja Particular de Itabira-Coronel Fabriciano, que está completando 57 anos de criação. A Festa da Diocese, neste ano, acontecerá no Parque de Exposições, em Itabira e somos convidados, enquanto Paróquia e Comunidades, a marcar presença neste evento, juntamente com nosso Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio, todos os Padres da Diocese e o Povo de Deus das diversas Paróquias. Neste ano teremos como Tema: É tempo de recomeçar: “Uma Igreja de Comunhão, participação e missão” e a Iluminação Bíblica: Coragem, Levanta-te, Ele te chama. ” (Mc 10,49).

Acredito que será um momento muito abençoado, pois devido à Pandemia, ficamos distantes e agora teremos a oportunidade de nos reencontrarmos e celebrarmos esta data.
Festas Juninas: As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração. Em nossa Paróquia, temos essa tradição enraizada e algumas comunidades realizam a Festa Junina.

Alguns elementos e algumas atividades comuns a todas as festas juninas:

> Fogueira: Na Festa junina a fogueira representa a chama de vida e as boas novas. A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
> Música: A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo, acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora.
> Dança: Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a Quadrilha. A quadrilha é uma dança feita para agradecer aos Santos pela boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro.

As festas juninas são festejadas com amigos, na família, na rua e na comunidade. Santo Antônio, São João e São Pedro estão presentes nelas como traço de união entre amigos, na comunhão da nossa fé e na participação da mesma luta por uma convivência mais fraterna entre os homens.
Que as nossas comunidades saibam valorizar as festas juninas como serviço à fraternidade e como manifestação autêntica da verdadeira alegria.

Maria, Senhora de Pentecostes, intercedei por nós!

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira