Querido Irmão, querida Irmã, vamos viver o Mês Vocacional, quando somos chamados a rezar pelas diversas Vocações: na 1ª semana – Vocações sacerdotais – Dia do padre, na 2ª semana – Vocação Familiar – Dia dos pais e a Semana Nacional da Família, na 3ª semana – Vocação à Vida Consagrada, na 4ª semana – Vocações dos leigos e leigas – Dia dos Ministérios Leigos e Vocação do Catequista. Neste ano, o mês Vocacional tem como tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor! ” (Jo 20,18).
A vocação indica o chamado de Deus, como iniciativa própria de amor, e a resposta da pessoa, em um diálogo de amor e participação corresponsável. É o chamado à vida com Cristo na Igreja. É da livre ação de Deus e incentivada pelo testemunho de pessoas generosas, alegres, sinceras, autênticas, verdadeiras; pessoas que já deram o seu “sim” ao Senhor nas mais diferentes vocações.
Todas as vocações são de grande valia e importância na caminhada eclesial, pois são sinais visíveis da missão evangelizadora da Santa Igreja de Cristo. Todos somos vocacionados e nossa vocação primeira situa-se na vocação à vida cristã, palpitando sempre no amor e na santidade, fazendo-nos viver bem em nossa comunidade.
Faremos acontecer em todas as Comunidades A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, que tem como tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. Que de 15 a 21 de agosto, possam acontecer os Encontros de Oração nas Igrejas ou nas Casas de Família. É um momento, importantíssimo, de oração pela família. Afinal, as famílias precisam, e muito, de Oração.
Se existe algo ou alguém em quem, geralmente, podemos depositar toda a nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. A família é a base, o esteio, o sustento de uma sociedade mais justa.
Assim nos fala o Papa Francisco sobre a família: “A família está “viva” se estiver unida em oração. É “forte quando redescobre a Palavra de Deus. É “generosa” se permanece aberta à vida, não discrimina e serve aos mais necessitados”.
Neste mês vocacional, quero gradecer a todos os Leigos e Leigas que têm colocado a vida a Serviço nos diversos trabalhos da Paróquia e da Comunidade. Muitas pessoas fazem da vida doação e, com generosidade, estão dizendo “Sim” ao chamado que Deus faz.
Acolho com muito carinho o Padre Isaac, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Ao longo deste mês, ele estará presente em nossa Paróquia, uma vez que eu estarei em Antônio Dias, minha terra Natal, celebrando nas Comunidades, em preparação para a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, na qual serei Rei Festeiro da Padroeira, em agradecimento pelos 25 anos de minha Ordenação Sacerdotal. Rezem por mim e pelo bom êxito da Festa. Peço ao “Povo de Deus”, desta Paróquia, que acolha o Padre Isaac com carinho e ardor missionário.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Mãe de Nazaré, a Vocacionada de Deus, nos ajude a responder com amor ao chamado que Deus nos faz!
Pe. Hideraldo Verissimo Vieira