Queridos irmãos e irmãs, vamos viver neste mês o Tempo do Advento, a Festa da Imaculada Conceição, a Novena de Natal, a Festa Natalina, a Abertura do Ano Jubilar e a Solenidade da Sagrada Família.
Advento é o tempo de preparação e da alegre espera da vinda do Salvador que deve atualizar-se no coração de todos os homens e mulheres. Esse tempo possui duas características: nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semana visam, em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o tempo do Advento é tempo de piedosa e alegre expectativa.
Destaco as três figuras bíblicas que são evidenciadas na celebração do Advento: Isaías – o Profeta da consolação e da esperança -, João Batista – o vocacionado a ser o precursor do Messias – e Maria – a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.
A Novena de Natal deste ano, traz como tema geral: “NASCE A ESPERANÇA”, onde somos convidados a reler o Mistério da Encarnação de Cristo, nosso Salvador, à luz da Esperança.
A Novena de Natal é um momento propício para a reconciliação. É a reconciliação com Deus Trindade e a reconciliação com as pessoas: familiares, parentes, amigos, paroquianos. Procuremos celebrar o santo Natal sem ressentimentos, mágoas, rancor, ódio e de coração aberto e puro para que nele Jesus habite.
Faço um apelo para que você e sua família participem da Novena de Natal em sua Comunidade. Afinal, este é o tempo da Graça do Senhor. Vamos, em torno do Presépio, contemplar o Deus Menino.
Que o Natal seja para você e sua família um tempo de acolhida do Menino Jesus e que seus corações possam ser transformados, pois é tempo de conversão e renascimento.
NATAL É TEMPO DE NASCER E RENASCER
Natal é a maior festa cristã! A comemoração do nascimento do Menino Jesus, muito mais do que festas e troca de presentes, é a oportunidade de refletirmos sobre os ensinamentos dele e renascermos melhores – como cidadãos, pais, filhos, trabalhadores, amigos e Cristãos.
Com o Natal, nasce a gratidão por tudo o que temos e nasce a esperança por dias melhores. Que o espírito natalino, com todo amor e compaixão que nos inspira, possa invadir nossos corações e abençoar nossas famílias.
Que você seja, Raça Santa, abençoada de Deus! Que o Menino Jesus traga paz para o seu coração e o de sua família!
Padre Hideraldo Verissimo Vieira
Pároco