Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

22 de janeiro de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE novembro de 2021
Compartilhar
Novembro, mês da saudade

Neste mês, recordamos, com muito carinho, os familiares e amigos falecidos. É um momento oportuno de fazer memória de quem nos precedeu nesta vida. Podemos chamar o dia de Finados de Dia das Saudades.

Não basta ter esperança na vida após a morte. Deus quer vida, também, antes da morte. Tudo o que fazemos para que a vida seja mais justa, mais plena, é um ato de fé no Deus que só quer o melhor para seus amados filhos. E o “Dia dos Finados” é um dia de silêncio, saudade e esperança. Elevemos aos céus nossas preces pelos falecidos. Porque em nossas preces, gestos e devoções, certamente, está presente nossa fé na ressurreição e na vida eterna.

Santo Agostinho assim fala da Morte: “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Deem-me o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho. Você, que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi”.

Com o finados recordamos que todos nós teremos um fim e que é preciso se preparar para enfrentar a morte, que mais cedo ou mais tarde chegará.
Vamos celebrar a Festa da Eucaristia! Várias crianças e adolescentes farão a Primeira Eucaristia, que será celebrada em onze de nossas Comunidades. A Eucaristia é o Banquete, o alimento, o sacrifício que reconstrói a unidade que Jesus almeja para o Seu povo. Quem vive realmente este sacramento torna-se capaz de doar a vida para que a comunhão plena do Povo de Deus se realize.
O nosso agradecimento aos Catequistas que, mesmo neste tempo de pandemia, esforçam-se para preparar essas crianças e esses adolescentes para receber o Sacramento da Eucaristia.

Finalmente, iremos comemorar a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que fecha o Ano Litúrgico. Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que, como pastor, guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina. A Festa de Cristo Rei do Universo é um prêmio para todos os cristãos, é a forma que a Igreja encontrou para coroar todos os esforços e trabalhos das comunidades.

“Cristo é a razão do nosso viver, a razão de ser da Igreja, da existência humana, da criação de todo o universo”. Esta é a razão da contemplação de Jesus como a centralidade da vida. Celebra-se Jesus como Rei do Universo porque “tudo converge para Ele e agora todo o Universo Dele vive, porque Ele redimiu, restaurou todas as coisas, foram todos restaurados em Cristo” (Dom Leonardo – Arcebispo de Manaus).

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida ajude-nos a caminhar rumo ao Filho Jesus!

Fraternalmente,

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira
Administrador Paroquial