Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

19 de abril de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE maio de 2023
Compartilhar
O mês de Maria

Querido Irmão, querida Irmã, como é bom deixar-nos conduzir pela graça de Deus! Neste mês em especial, somos chamados a cultivar a devoção Mariana, com a qual nos lembramos da Mãe de Jesus e nossa.

Acredito que todos os bons cristãos católicos invocam Maria, com um título de sua devoção e se preocupam em pedir a sua intercessão. A Mãe de Jesus é invocada com muitos títulos, mas isso não pode nos levar à confusão, como se fossem várias santas diferentes ou que uma delas fosse mais poderosa do que a outra.

Os vários títulos mostram que Maria está pertinho da gente, assumindo o rosto de muitas regiões e muitas culturas, traduzindo o seu amor de várias formas. O Certo é que todos  somos filhos de Nossa Senhora e que todos os títulos dados a ela representam  a mesma mãe de Deus.

Além da devoção a Nossa Senhora, iremos celebrar, neste mês,  a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e a Festa de Pentecostes.

O Tema da  Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos  foi escolhido por um grupo local dos Estados Unidos da América, que também preparou o subsídio, convocado pelo Conselho de Igrejas de Minnesota. O tema é uma invocação retirada do Livro do Profeta Isaías 1,17: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”. Com este tema, a Semana de Oração nos convida a refletir com relação ao pecado do “racismo”, que gera a indiferença e a intolerância. Aprender a fazer o que é certo requer a decisão de entrar num processo de autorreflexão.

Em relação ao Pentecoste, o Papa Francisco nos ensina: a Igreja é para todos e o Espírito de Deus é harmonia, não divisão. Ele  oferece conselhos para se  distinguir a voz do Espírito Santo da voz do espírito do mal.  O Espírito Santo nunca lhe dirá que em sua jornada tudo está indo bem. Não, ele corrige você, ele faz você chorar por seus pecados; ele o impulsiona a mudar, a lutar contra suas mentiras e seus enganos, mesmo quando isso exige trabalho duro, luta interior e sacrifício. Enquanto o espírito maligno, ao contrário,  empurra as pessoas para sempre fazerem o que elas pensam e acham agradável. Ele faz você pensar que tem o direito de usar sua liberdade da maneira que quiser. Então, uma vez que você fica se sentindo vazio por dentro – é ruim, esse sentimento de vazio por dentro, muitos de nós sentimos isso – e quando você fica se sentindo vazio por dentro, ele não o culpa, não  se torna o acusador, e o joga para baixo, nem o destrói ,” disse o papa. O Espírito Santo corrigindo você no caminho, nunca o deixa deitado no chão, nunca. Ele o pega pela mão, conforta-o e o encoraja constantemente”.

Deixemos nos conduzir por Nossa Senhora, que nos mostra o Filho Jesus e o Espírito Santo que quer nos santificar!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira
Administrador Paroquial