Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

22 de janeiro de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE outubro de 2021
Compartilhar
Somos missionários e devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Vamos viver um mês de muitas festas e comemorações. A começar pelo Mês Missionário e somos todos convocados, como católicos, a abraçar a Missão de Jesus e a colocar em prática o seu ensinamento.

O Mês Missionário, deste ano, tem como tema: “Jesus Cristo é missão”, cuja inspiração bíblica é: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão: “Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe”. (1 Coríntios 9,16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé.

Ser Missionário exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20,21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

E aí vai o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida? Ser missionário é tomar uma decisão radical de entrega total ao Reino de Deus em prol da promoção humana.

Vamos comemorar as Festas de: Nossa Senhora Aparecida, no João XXII e Barro Branco, São Judas Tadeu, na Abóbora e na Baixada, São Miguel, no Palmital, Mãe Rainha, no Fênix. Deus seja Louvado pelos belos testemunhos que temos destes Santos, que fizeram da vida doação e que hoje nos ajudam, como exemplo de fé, a colocar a nossa vida a Serviço.

A nossa Paróquia irá acolher as Juventudes, para celebrar, diocesanamente, o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que tem como lema: “Que sejam um! ” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. O DNJ surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. A cada ano, em todo o país, organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com os grupos. O DNJ quer celebrar a vida dos jovens e das jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Fica o convite para que as Comunidades possam festejar com alegria o Mês Missionário e que possam participar do Tríduo e da Vigília Missionária. Que os Catequistas e os Jovens da Crisma e as demais expressões juvenis possam participar do Dia Nacional da Juventude.

Acolhemos com alegria o Frei Otaviano que, a partir deste mês, estará celebrando Missas em nossa Paróquia. Seja bem Vindo! O nosso muito obrigado pela sua disponibilidade e sua doação.

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a missionária do Pai, cubra-nos com o seu manto protetor!

Fraternalmente,

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira
Administrador Paroquial