Convido todas as pessoas para que possamos somar forças e fazer acontecer a Campanha solidária para ajudar a Igreja na África, na Diocese de Pemba, em Moçambique, onde estão as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. A nossa generosidade vai ser fundamental para ajudar os que sofrem. Neste mês inicia-se a Quaresma e com ela, a Campanha da Fraternidade: A Quaresma é um período privilegiado de preparação para a Páscoa, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa. A preparação para o momento de recordação da ressurreição de Cristo envolve uma série de pontos relevantes.
Desejamos que esta Quaresma seja vivida em forte espírito de solidariedade. Na Quarta-Feira de Cinzas os católicos são marcados na testa com uma cruz feita das cinzas dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior: isso representa o fim da mortalidade.
Neste período, é comum que as pessoas jejuem. Geralmente, evita-se o consumo de carne vermelha, pratica-se a penitência, lembrando do sofrimento de Cristo no deserto e, depois, na cruz. Jejum, oração e penitência são pilares quaresmais, ao lado da ajuda financeira aos menos favorecidos. O jejum é prescrito na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, mas há muitos cristãos que levam a prática durante todo o período quaresmal.
A Campanha da Fraternidade de 2023 tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mateus 14,16). Seu objetivo é SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs. Assim, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo, realizaremos essa Campanha.
A fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. Afeta inteiramente os mais necessitados. Atinge a todos, diz respeito à sociedade inteira. Esta é a razão pela qual o Papa Francisco, sem rodeios, afirma que “não há democracia se existe a fome!”. A Abertura da Campanha da Fraternidade, em nosso Regional I, acontecerá em nossa Paróquia e será na Igreja São João Batista, no João XXIII, no domingo, dia 26 de fevereiro, com a seguinte programação:
13 horas – Acolhida
14 horas – Formação
15 horas – Missa no Regional
16 horas – Lanche Partilhado
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida ajude-nos a viver a Quaresma na conversão e que possamos caminhar para a Páscoa em oração, no Jejum e na Misericórdia.
Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira
Administrador Paroquial