Pela graça de Deus iniciamos mais um ano! Que 2024 seja um ano de bênçãos e graças para que possamos ser instrumentos de Deus e Ele conte conosco na construção do seu Reino.
O Poeta Carlos Drummond de Andrade assim nos orienta: Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, conscientemente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.
Temos a pergunta: O que fizemos no ano que passou vai nos levar a merecer, verdadeiramente, um Novo Ano de realizações? O que precisamos acordar em nós para que verdadeiramente este ano seja Novo?
Iniciemos o Ano Novo com o convite do Papa Francisco para preparar o Jubileu de 2025. Neste tempo de preparação, no ano de 2024, somos convidados a viver um tempo intenso de oração: “A Oração, em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo. Oração, também, para agradecer a Deus por tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete com o respeito e com uma ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda. Oração, ainda, como voz de «um só coração e uma só alma» (cf. At 4, 32), que se traduz na solidariedade e na partilha do pão quotidiano. Oração, além disso, que permita a cada homem e a cada mulher deste mundo dirigir-se ao único Deus, para lhe expressar tudo o que traz no segredo do coração. E oração como via mestra para a santidade, que leva a viver a contemplação inclusive no meio da ação. Em suma, um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do “Pai Nosso”, a oração que Jesus nos ensinou, o programa de vida de todos os seus discípulos”.
Olhando para frente, vemos que teremos muito o que fazer para que a nossa Paróquia possa ser evangelizada e evangelizadora, e não poderemos ficar parados, pois a ação da Igreja é dinâmica, todos e todas as pessoas são chamadas a entrar na dinâmica missionária. Nossos sonhos nos ensinam que poderemos, com mais dinamismo, neste Novo Ano, em nossas Paróquias, abraçar com mais dinamicidade os Grupos de Reflexão e as Missões. Que todos os Agentes de Pastorais – Leigos e Leigas – sejam mais ousados para realizar a Evangelização da forma como deve ser.
Que não nos falte a perseverança, a coragem e as bênçãos de Deus, através de nosso Padroeiro São João Batista e de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira da Diocese.
Desejo a você e sua família um Novo Ano de Bênçãos e Realizações! É tempo de recomeçar, de buscar novos desafios e sonhar novos sonhos. Feliz Ano Novo!
Padre Hideraldo Verissimo Vieira
Pároco