Queridos Irmãos e Queridas Irmãs, eis que chegamos ao final de mais um ano. O ano de 2021 ainda foi um tempo de muitas incertezas, devido à Pandemia da COVID-19 e ainda estamos vivendo tempos de transição entre a fase pandêmica e o novo normal pós pandemia.
Neste mês de dezembro, vamos vivenciar o Advento, que é a época de preparação para o Natal. Viver o Advento é ir treinando o coração para as sucessivas semeaduras de Deus, que se preparam para a grande vinda da colheita.
A alegria do advento é como se no meio de uma difícil peregrinação, pudéssemos ver o fim do caminho, e sentir o encontro próximo com nosso Salvador. Alegrai-vos, pois Cristo está próximo. Advento é exatamente um tempo de preparação, de esperança, de conversão para o encontro com Deus.
Advento é o tempo litúrgico em que somos convidados a escutar as vozes dos protagonistas que nos acompanham no percurso de preparação para Natal. Entre tais vozes, provindas dos relatos evangélicos da infância de Jesus, deparamos com anjos e pastores, profetas e profetizas, soberanos e gente comum nós podemos destacar: Isaías, João Batista, Maria e José.
Quero convidar as famílias para que possam realizar a NOVENA DE NATAL, preparando, assim, os lares para acolher o Deus-Menino que virá.
Assim fala-nos Dom Carlos Verzelrtti, na apresentação da Novena, no Livro da CNBB: “A Novena de Natal de 2021 nos propõe refletir sobre a vivência do amor fraterno e da amizade social, mergulhados neste longo período estressante da pandemia, tempo marcado pelo distanciamento físico e as exigências dos protocolos sanitários. Os encontros da Novena nos convidam a continuar fazendo o bem. Iluminando-nos com a presença e o mandamento do Senhor Jesus Cristo: partilhar as esperanças, dialogar, abrir as portas de nossas casas, não nos esquecendo de ninguém, aproximando-se, principalmente, daquelas pessoas mais fragilizadas, que ficaram isoladas, quase invisíveis. Com Maria e José, patronos da Igreja, acolhamos em nossa casa com o amor de Deus, que sempre chega pelas pessoas que nos encontram.
Neste tempo de novena, iremos celebrar, com alegria, o Natal!
Preferencialmente, priorizando a casa dos idosos e dos doentes. A celebração do Natal deve nos ajudar a criar novos espaços de humanidade, a construir laços sociais que sejam fontes de solidariedade e nos colocar a caminho na procura de Jesus, que continua nascendo naqueles que estão abandonados, excluídos e marginalizados.
Desejo a você e sua família um Natal com muitas bênçãos e que o Menino Jesus encontre morada em seus corações. Feliz Natal!
Pe. Hideraldo Verissimo Vieira
Administrador Paroquial