No mês de fevereiro damos início ao Tempo da Quaresma, que é um momento oportuno para vivermos a conversão exigida por Jesus: “ Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1,15).
A quaresma inicia-se com a quarta-feira de cinzas. Um costume antigo que faz referência ao gesto bíblico de penitência . No tempo de Jesus a penitência consistia em colocar cinzas na cabeça das pessoas, recordando que o ser humano é pó e voltará ao pó. Em consequência dessa atitude o cristão e a cristã devem converter-se para Deus, abandonando o pecado e praticando o bem. Nesse período, todos os fiéis são convidados a intensificar a escuta da Palavra de Deus, fazer orações fervorosas, jejuar e dar esmolas como forma de partilha com os mais necessitados.
A Quaresma é tempo de sacrifícios e penitência, mas também um tempo de comunhão e solidariedade. A Campanha da Fraternidade, neste ano traz o tema: “Fraternidade e Amizade Social”, Esse tema nos ajuda a recordar que somos convidados a transformar a divisão em fraternidade, substituindo a indiferença e o ódio pela amizade social. O lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus. 23, 8) traz a presença da Palavra de Deus iluminando a realidade desafiadora em que vivemos. Tudo isso nos levará a vivenciar a fraternidade e a amizade social.
Na Quaresma somos chamados a fazer a Via-Sacra que nos ajuda a refletir sobre o caminho da cruz de Jesus Cristo e nossa caminhada. Queremos abraçar a cruz agradecendo ao Senhor por nos ter dado a vida através de sua morte na cruz, mas também como acolhimento de nossas cruzes, pois só com a cruz de Cristo é que as nossas atividades adquirem sentido.
A Campanha da Fraternidade 2024 tem como objetivo geral: Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e todos os povos.
A Campanha da Fraternidade demonstra clara consciência de ser uma realização quaresmal – e assim foi desde o começo. Ela une em si as exigências da conversão, da oração, do jejum e da esmola . Tudo isso é vivido na linha de uma questão humana e social relevante para o país como um todo. Assim, esta campanha convoca os cristãos a uma maior participação nos sofrimentos de Cristo como possibilidade de auxílio aos pobres. Sendo assim, inicia na Quaresma e ressoa pelo ano todo. (Texto-Base, Número 4)
Finalmente, nosso Bispo Diocesano fará a Visita Pastoral em nossa Paróquia. Essa visita consiste em um momento propício para maior encontro e maior convivência do Bispo com os Padres e Diáconos da Paróquia. É um encontro Paroquial com a participação do Conselho Pastoral Paroquial, conselhos das comunidades, equipes de serviço, ministros, pastorais específicos, movimentos apostólicos, associações religiosas e outras entidades eclesiais. Haverá também reunião com o Conselho Econômico Paroquial; visita às dependências da Paróquia e à secretaria paroquial para o exame dos livros e dos arquivos. A Visita Pastoral é um momento marcante na vida da Paróquia.
Com o desejo de viver o Tempo da Quaresma como tempo de Conversão, peçamos a intercessão de São João Batista, para preparar o nosso Coração para a vivência da fraternidade social!
Padre Hideraldo Verissimo Vieira
Pároco