Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

03 de maio de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE maio de 2025
Compartilhar
Vamos acolher o novo Papa

Vivemos um Novo Tempo na Igreja, quando somos gratos ao Papa Francisco por todo bem que fez à Igreja, sendo um pontificado de Alegrias, de Misericórdia e de Esperança. E agora, vamos acolher o novo Papa, aquele que será o enviado do Espírito Santo para manter a unidade da Igreja, o primado de Pedro.

Vamos viver com alegria, o mês de maio – Mês de Maria – um período dedicado à devoção e celebração da Virgem Maria. Vamos lembrar com carinho das Mães, comemorando o Dia das Mães. Iniciamos o mês com a Festa de São José Operário e, na oportunidade, rezamos pelos trabalhadores e trabalhadoras.

Estejamos em oração pela nossa Igreja, para que o Espírito Santo ilumine o novo Papa. Um dos alicerces da nossa catolicidade, da Igreja Católica, é a instituição do Papado: o Papa como sucessor de São Pedro, constituído como chefe da Igreja, aquele que tem as chaves, o poder de ligar e desligar, sancionado por Deus no Céu. Nele se cumpre a promessa que Jesus fez à sua Igreja: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).

Em Maria, os fiéis encontram o refúgio e a doçura de uma boa mãe, que atende os seus filhos em suas necessidades e, assim como nas bodas de Caná da Galileia, leva os pedidos até Jesus e pede que Ele atenda. Por isso, o mês de maio é especial para a reza do terço, orações e louvores à Nossa Senhora. É um mês, sobretudo, para se alcançar as graças que queremos.

No segundo domingo do mês de maio recordamos o Dia das Mães. É um momento para agradecermos a Deus por todas as mães e, em especial, por nossas mães. Lembramos de Nossa Senhora. Ela é um exemplo de mãe para todas as mães, é a mãe de todos nós. Da mesma forma que oferecemos “rosas” à Nossa Senhora, que possamos oferecer para as nossas mães também. Rezemos um terço e participemos da celebração eucarística nesse dia, junto com nossas mães. Antes de dar algum presente para as mães, estejamos junto com elas. O maior presente para elas nesse dia é a nossa presença. Se a sua mãe já faleceu, reze a Deus pedindo que, junto de Nossa Senhora, ela interceda por você.

Podemos ainda, separar um lugar especial para a Virgem Maria em nossa casa durante esse mês. Colocar em destaque a imagem de Nossa Senhora que você tiver em casa, com um terço e uma vela juntos e sempre rezar, diante dessa imagem, pedindo paz e proteção. Ela é a mãe de todos nós e vai abençoar todos que entrarem e saírem de nossa casa.

Em nossa Paróquia teremos a coroação a Nossa Senhora, na Igreja Matriz e em algumas comunidades. Coroar a Virgem Maria é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura: A Palma representa a pureza de Maria; o Véu, sua virgindade; a Coroa, sua realeza; as Flores são sinais do carinho para com a Mãe de Deus.

Que Maria seja a portadora de bênçãos para nossas famílias!