Seja bem-vindo(a) ao Portal da Paróquia São João Batista de Itabira (MG)

.

22 de janeiro de 2025

.

PALAVRA DO Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

MÊS DE abril de 2022
Compartilhar
Vamos viver a Semana Santa

Querido Irmão, querida Irmã, este mês é cheio de momentos celebrativos! Vamos viver a SEMANA SANTA, um dos momentos mais fortes na nossa caminhada com Jesus, quando a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados por Ele nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém.

A liturgia da Semana Santa apresenta muitos temas que nos ajudam a crescer espiritualmente.

Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, quando repetimos os gestos dos habitantes de Jerusalém que saúdam Jesus como o Messias.
Na Segunda-feira, celebraremos o Senhor dos Passos, quando iremos refletir a lembrança das as Chagas de Jesus.

Na Terça-feira, iremos caminhar com Maria, refletindo como foram as Dores de Nossa Senhora.

Na Quarta-feira, o Encontro, quando teremos a oportunidade de refletir como foi o Encontro de Jesus com sua Mãe Maria.

Na Quinta-feira, festejamos a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor. Na Eucaristia Jesus transforma o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue. A instituição do sacerdócio católico acontece quando Jesus diz aos Apóstolos: “fazei isto em memória de mim. ”. O mandamento do amor, deixado por Jesus como herança, ensina-nos a lavarmos os pés uns dos outros, como Ele, nosso Senhor e Mestre, o fez.

Na Sexta-feira, celebraremos a paixão e morte de Jesus. Durante a sua vida terrena, Jesus sempre praticou o bem! Sempre ajudou as pessoas! Mas foi, injustamente, condenado, torturado e morto em uma cruz. No Sermão das Sete Palavras, recordamos as últimas palavras de Jesus durante sua agonia. A cruz, sinal de condenação, torna-se sinal de libertação. A Via-Sacra recorda a caminhada de Jesus rumo ao Calvário.

No Sábado Santo, temos as bênçãos do fogo novo e do Círio Pascal, símbolos do Cristo ressuscitado. As leituras bíblicas recordam a História da Salvação. O canto solene do Glória mostra-nos a exaltação do ressuscitado: Jesus vence a morte e não morre mais. Também abençoamos a água, que é aspergida nos participantes como sinal da bênção divina. A água que usamos no momento da administração do Sacramento do Batismo, também, é abençoada, neste dia.

O Domingo da Páscoa é o dia mais importante e solene do ano litúrgico. Na madrugada do domingo, Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos. Sua ressurreição é a garantia da nossa ressurreição. A alegria e a esperança da ressurreição devem acompanhar-nos durante todo o ano. Em nossas comunidades, participemos ativamente das celebrações da Semana Santa. É o encontro da comunidade com Jesus vivo que quer atuar em nossas vidas.
Após a Semana Santa, iremos celebrar a PÁSCOA. Assim nos fala Dom Odilo, Arcebispo de São Paulo: A ressurreição de Jesus é uma verdade central da nossa fé; tanto assim, que São Paulo chega a dizer: “se Jesus não ressuscitou, então, vã seria a nossa fé e estaríamos todos ainda mergulhados nos nossos pecados! ” (cf 1Cor 15,17).

Jesus passou, através da morte, à vida gloriosa em Deus: o Senhor Ressuscitado não se encontra mais nas condições da vida terrena, mas na glória de Deus, onde é nosso intercessor e mediador, junto de Deus Pai; pela ressurreição, Jesus abriu para nós todos os caminhos para a superação da morte e a participação na vida eterna…

A Páscoa é, por isso, a festa do triunfo da vida sobre a morte; é a manifestação daquilo que Deus prepara para todos nós também. Jesus Cristo passou da morte à vida gloriosa, como primeiro de uma multidão de redimidos: “se com Cristo morremos, com ele ressuscitaremos” (cf. Rm 6,8). E, desde agora, a nossa vida futura na glória do céu, “já está escondida com Cristo glorioso, em Deus”. (cf. Cl 3,3).

Se nossa fé é pouca, peçamos como os Apóstolos: “Senhor, aumentai a nossa fé!” E, como São Tomé, ajoelhemo-nos diante Dele.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Mãe do Ressuscitado, nos ajude a viver uma Feliz e Santa Páscoa!
Fraternalmente,

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira