O projeto Cuidar da Vida, realizado durante o ano de 2024 pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), agora ganhou uma formação on-line e gratuita na plataforma Esperançar da União Brasileira de Educação Católica (Ubec). A iniciativa é voltada para a prevenção ao suicídio por meio da promoção da saúde mental de adolescentes e jovens.
O curso “Cuidar da Vida para o Esperançar” é oferecido na modalidade a distância e foi montado a partir do projeto original da Comissão para a Juventude da CNBB. A iniciativa tem sido uma resposta da Igreja Católica no Brasil diante do cenário apontado pela OMS, que identifica o suicídio como a segunda principal causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos. A proposta é formar multiplicadores e líderes capazes de atuar na prevenção ao suicídio, especialmente em grupos juvenis. A parceria entre a Pastoral Juvenil, a Pastoral da Educação e a Ubec fortalece essa missão, ampliando o alcance por meio da oferta do curso na modalidade EaD.
Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, a iniciativa é uma resposta urgente e cheia de esperança.
“Estimo que a formação ajudará toda a comunidade educativa a traçar novas perspectivas e práticas no cuidado de nossos jovens. Que juntos possamos ser sal e luz na vida dos jovens que Cristo coloca em nosso meio”.
O curso propõe a capacitação de agentes de pastoral para que possam cuidar da vida das juventudes, oferecendo apoio às famílias afetadas e promovendo ações concretas em favor da vida plena. Inspirado na missão cristã de promover vida em abundância, o curso representa uma resposta urgente e esperançosa aos desafios enfrentados pelos jovens brasileiros, incentivando o cuidado como caminho para transformar realidades.
O curso é estruturado para oferecer ferramentas práticas e reflexivas, alinhando formação técnica e acolhimento humano. Ele trabalha a promoção da vida como um valor central, enquanto capacita os participantes para atuar com sensibilidade, conhecimento e compaixão.
Saiba mais sobre o curso e inscreva-se
Luiz Lopes Jr, com informações e foto da UBEC CNBB