Ao final da Audiência Geral desta semana, o Papa Leão XIV convidou a todos a rezarem o Rosário pela paz durante o mês de outubro. Especialmente no dia 11, haverá a meditação na Praça São Pedro.
“Queridos irmãos e irmãs, o mês de outubro, já próximo, é dedicado na Igreja ao santo Rosário. Por isso, convido todos, em cada dia do próximo mês, a recitar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade”, pediu o Papa.
Os que prestam serviço no Vaticano foram convidados a rezar na Basílica de São Pedro, todos os dias, às 19 horas.
Já no dia 11, às 18h, durante a Vigília da Espiritualidade mariana, também haverá a oração do Rosário. A data recorda o aniversário da inauguração do Concílio Vaticano II, no ano de 1962, com o famoso “discurso à lua”, do Papa João XXIII, ao final de um “grande dia de paz”.
E Vatican News recorda justamente o Papa Roncalli, celebrado na Igreja neste mesmo 11 de outubro. Ele é o autor da Encíclica Pacem in Terris e da mensagem de rádio implorando aos líderes dos EUA e da União Soviética para “salvar a paz” no auge da Crise dos Mísseis de Cuba.
Durante as saudação, na audiência geral, o Papa Leão XIV dirigindo-se aos fiéis de língua portuguesa falando em superar o ódio:
“Queridos irmãos e irmãs, neste nosso tempo, entre os escombros do ódio que mata, sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina e reergue a humanidade.”
Durante a Vigília, a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, conhecida por fiéis de todo o mundo e símbolo da “Esperança que não desilude”, estará no adro da Basílica Vaticana.
Esta será a quarta vez que a imagem deixa o Santuário de Fátima rumo a Roma: a primeira foi em 1984, para o Jubileu Extraordinário da Redenção, quando, em 25 de março, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez foi no Grande Jubileu do Ano 2000; e a terceira, em outubro de 2013, para o Ano da Fé com o Papa Francisco.
A escultura, criada pelo artista português José Ferreira Thedim, em 1920, é conservada na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Ela foi solenemente coroada em 13 de maio de 1946, e a bala que atingiu João Paulo II no atentado de 1981 foi posteriormente inserida na coroa.
CNBB
Imagem capa: Vatican Media